Minha Conta

Sopa de legumes sem batata – como fazer?

10 Mar, 2020 | Receitas

Sopa de legumes sem batata: o segredo para uma receita deliciosa

Para além de ser uma boa forma de hidratação, a sopa de legumes é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais ao organismo, estando relacionada a uma alimentação saudável e equilibrada. 

E se muitas vezes a batata está naturalmente ligada à confeção de uma sopa de legumes, neste artigo mostramos-te como é possível fazer uma sopa de legumes sem batata igualmente nutritiva e saborosa.

6 dicas para uma sopa de legumes sem batata nutritiva e muito saborosa

Em casa de portugueses, não pode faltar sopa de legumes à mesa. Constituindo uma parte essencial da dieta portuguesa, a sopa pode ser servida como entrada ou prato principal, tanto ao almoço como ao jantar. 

Fazer sopa de legumes sem batata é muito simples. Aponta estas 6 dicas para uma sopa de legumes sem batata deliciosa.

Escolhe os vegetais que mais gostares

Seleciona os teus quatro vegetais preferidos para a base – cebola, curgete, cenoura ou alho-francês são exemplos de vegetais que vão dar muito sabor à tua sopa – e um vegetal extra para evitar que a sopa adquira sempre o mesmo sabor e cor depois de confecionada.

Não utilizes demasiada água

Para obter uma sopa de legumes sem batata com consistência cremosa, devemos utilizar apenas a quantidade de água necessária para cobrir e cozer os ingredientes.

Não desperdices os caldos de legumes

Sempre que cozemos vegetais e leguminosas, podemos utilizar a água da cozedura para a confeção da sopa de legumes. Para além de evitar o desperdício, ainda acrescenta valor nutricional e sabor ao prato.

Substitui a batata por outro legume

Muitas vezes, quando pensamos na sopa de legumes, é a batata que nos vem à ideia. No entanto, podes substituí-la por abóbora, chuchu, couve-flor ou até nabo. 

Se quiseres manter uma consistência cremosa, lembra-te da segunda dica que te demos e tem atenção à quantidade de água que adicionas à sopa. 

Atenção ao sal

Não é preciso utilizar grandes quantidades de sal para conseguir uma sopa de legumes sem batata deliciosa. Evitar adicionar quantidades excessivas de sal, enchidos e caldos de carne que normalmente possuem quantidades exageradas de sal e gordura e procura adicionar apenas o azeite na hora de servir, em cru. Desta forma, estás a preservar todos os nutrientes dos legumes sem alterar o seu sabor.

Dá asas à imaginação e combina novos sabores

Não tenhas medo de arriscar e combinar sabores diferentes na sopa de legumes. Experimenta, por exemplo, servir um creme de legumes com salsa, coentros frescos picados, com iogurte natural ou pevides de abóbora torradas. Vais ver como fica deliciosa! 

Agora que partilhamos contigo as 6 dicas de ouro para uma sopa de legumes sem batata cremosa, nutritiva e rica em sabor, está na hora de pôr mãos à massa e começar a explorar novos sabores e combinações. Bom proveito! 

Nutricionista Rita Lopes

Blogs relacionados

Ideias de pequeno-almoço saudável: 8 sugestões infalíveis

Ideias de pequeno-almoço saudável: 8 sugestões infalíveis

O pequeno-almoço é considerada a refeição mais importante do dia. Quando feito de forma completa e equilibrada, fornece-nos energia e saciedade para o resto do dia.  Tomar o pequeno-almoço é fundamental para repor os níveis de energia após o período de jejum,...

Pequenos-Almoços Saudáveis

Pequenos-Almoços Saudáveis

Pequenos-Almoços Saudáveis: receitas para começar bem o dia Todos os dias começam com o pequeno-almoço, sendo a refeição que quebra o jejum e nos fornece os nutrientes necessários para começar o dia com energia.  Um pequeno-almoço saudável, variado e equilibrado...

Lanches Saudáveis para levar para o trabalho

Lanches Saudáveis para levar para o trabalho

Hoje em dia fala-se cada vez mais na adoção de um estilo de vida mais saudável, e uma alimentação equilibrada tem um papel importante, quer no bem-estar físico como no bem-estar mental.  Quando aliada à prática de exercício, uma alimentação saudável ajuda a...

jetx