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Smoothie de fruta: uma opção saudável e nutritiva! | Nutricionista Rita Lopes

25 Ago, 2020 | Dicas de Nutrição

Com os dias quentes, começar o dia com um smoothie bem fresquinho pode ser uma opção saudável, nutritiva e deliciosa. Eu sou fã e adoro variar nas texturas e nos sabores dos meus batidos de fruta. Para além disso, podem ser uma alternativa para quem inicia o dia sem grande apetite. São muito rápidos e práticos de se fazer e não sujam muita loiça!

Vamos a isso?

  1. Começa por escolher um líquido que sirva de base ao teu smoothie: água, chá frio, leite (com ou sem lactose), iogurte natural com baixo teor de gordura ou uma bebida vegetal (idealmente, sem óleos nem açúcares adicionados);
  2. De seguida, escolhe as frutas que mais gostas: frutos vermelhos, manga, banana, laranja e papaia são alguns exemplos que ligam muito bem neste tipo de receita. Também podes optar por juntar algum vegetal, como cenouras, espinafres ou agriões. Juntar gengibre ou sumo de limão também confere um sabor interessante e diferente. Experimenta!
  3. Por fim, ainda podes enriquecer o teu smoothie com um cereal rico em fibra, como a aveia, e sementes, como as de linhaça, chia ou cânhamo. Não só enriquecem o teu batido em fibra, que ajudam na regulação do trânsito intestinal, como também acrescentam algum valor proteico, importante para a regulação da saciedade e do apetite, caso a tua escolha na base tenha sido água, chá ou bebida vegetal, por exemplo.

Podes dar asas à tua imaginação e fazer várias combinações diferentes, sem que nunca te aborreças. Experimenta congelar a fruta e adicioná-la congelada ao smoothie, verás que a textura muda completamente!

Nutricionista Rita Lopes

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