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Lancheiras Saudáveis | Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

30 Nov, 2018 | Dicas de Nutrição | 0 comments

O segredo de uma lancheira saudável e saborosa é o planeamento e a organização que estão por trás. Por isso, não se esqueça de fazer uma lista de compras com os ingredientes básicos para que nunca falte nada na sua lancheira.

Embora a água seja a melhor bebida para satisfazer a sede, pode também recorrer-se a outras bebidas que não contenham adição de açúcar, álcool ou cafeína. Os sumos de fruta naturais e sem adição de açúcar são exemplos destas bebidas. Podemos fazer os sumos de manhã, juntar umas gostas de limão para evitar que se oxidem e beber, por exemplo, a meio da manhã.

São de evitar: Refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros doces são exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.

Atenção aos produtos pré-embalados (pães com chocolate, bolachas, barras de cereais, etc…): A leitura cuidadosa dos rótulos é fundamental na seleção de alimentos com reduzido teor em açúcares. Sob a designação de açúcares engloba-se, por exemplo, sacarose (vulgar açúcar de mesa), glucose, dextrose, frutose, maltose, lactose, açúcar invertido, mel, melaço, xaropes, etc…

Prefira fazer as suas bolachas, bolinhos, queques e scones em casa. Desta forma consegue utilizar farinhas integrais, controlar as quantidades de açúcar e gordura, usar sementes, fruta e legumes para aumentar o conteúdo de vitaminas e ainda evitar a ingestão de ingredientes químicos como conservantes ou aromatizantes.

Prepare as suas lancheiras com alguns cuidados:

  • Lave bem a fruta e, para facilitar o seu consumo, pode parti-la em pequenos pedaços e colocá-la numa caixa;
  • Embale os alimentos separadamente;
  • As bolachas devem ser colocadas numa pequena caixa para se manterem crocantes;
  • Prefira lancheiras ou marmitas térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes;
  • Não se esqueça dos guardanapos, colher para o iogurte e garfo para a fruta, quando aplicável;
  • Junte sempre ao lanche uma garrafa de água;

Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

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