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Iogurtes – Quais as melhores opções? | Nutricionista Ana Isabel Monteiro

13 Jul, 2018 | Dicas de Nutrição | 0 comments

Antes de sabermos o que procurar num iogurte, convém entendermos realmente o que é o iogurte, que não é mais do que o “produto coagulado, obtido por fermentação lática devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos láteos (…), devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final.” (Portaria nº 742/92 de 24 de julho).

Assim, se o iogurte é o resultado da fermentação do leite por culturas microbianas, os seus ingredientes deverão ser apenas esses!

Temos então feita a primeira escolha – iogurte natural.

Aparece agora uma segunda questão: magro ou meio-gordo?

Depende! Se for uma pessoa que esteja a tentar perder peso, aconselho a optar por um iogurte magro natural, pois tem um valor energético inferior, sendo uma forma fácil de reduzir o total de calorias ingeridas. Por outro lado, para alguém que apenas se interesse pela manutenção de um peso saudável, o meio-gordo é uma opção perfeitamente plausível.

É preciso entender que o iogurte magro natural não é nutricionalmente menos interessante que o meio-gordo! Apenas tem um teor inferior de gordura, mas a proteína, vitaminas e minerais estão lá na mesma, pelo que pode perfeitamente ser consumido também por crianças.

E em relação à proteína?

Também depende! Se estivermos a falar de um/a atleta ou de alguém num processo de hipertrofia, interessa um iogurte com um bom teor proteico, como o grego ou os queijos skyr (não me enganei não, é um queijo…) ou quark. Para alguém que esteja a tentar perder peso, os iogurtes proteicos também são interessantes, pois são mais saciantes e auxiliam na manutenção da massa muscular.

No entanto, para pessoas sedentárias, um iogurte normal serve perfeitamente, pois na maioria dos casos não têm necessidades proteicas aumentadas.

Em jeito de resumo: o primeiro passo para escolher um bom iogurte é olhar para os ingredientes, garantindo que tem apenas leite ou produtos láteos e culturas microbianas. Só então vamos olhar para a tabela nutricional, atentando na gordura e na proteína, sobretudo (sendo natural, os açúcares serão naturalmente presentes e não de adição).

Ana Isabel Monteiro

Nutricionista Ana Isabel Monteiro

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