Mon compte

7 benefícios da lentilha para a saúde

2 Juin, 2022 | Nutrição

As leguminosas marcaram a evolução e a sobrevivência da espécie humana, mas atualmente, a sua produção e consumo estão ameaçados por novos hábitos alimentares resultantes da rápida urbanização e do desconhecimento generalizado sobre a importância de uma alimentação saudável.

Deste modo, torna-se cada vez mais importante promover a utilização e o valor das leguminosas secas como o feijão, a ervilha, fava, grão-de-bico, tremoço, feijoca, chícharo e lentilha.

Embora todas estas leguminosas sejam essenciais para uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável, neste artigos vamos dar-te a conhecer os benefícios da lentilha para a saúde.

O que são lentilhas? 

As lentilhas (Lens culinari L.) pertencem à classe das leguminosas e são um alimento que possui um rendimento culinário positivo, que ronda os 270%, ganhando volume com o processo de confeção, uma vez que aumentam o seu teor em água.

São conhecidas pela sua fácil confeção, uma vez que requerem muito pouco tempo de cozedura, o que, por sua vez, contribui para uma menor perda nutricional. 

A nível nutricional, as lentilhas são consideradas uma boa fonte de proteínas e fibra, mas sobretudo uma valiosa fonte de sódio, potássio, tiamina, vitamina B6 e zinco.

7 Benefícios das lentilhas para a saúde 

As leguminosas são alimentos muito ricos nutricionalmente, e sendo a lentilha uma leguminosa, também as lentilhas proporcionam elevados benefícios para a saúde dos consumidores. Espreita os 7 benefícios das lentilhas para a saúde: 

Ricas em proteína 

As lentilhas são uma excelente fonte de proteína vegetal – cerca de 30% das calorias das lentilhas secas cozidas corresponde a proteína e contém boas quantidades de lisina.

Pouco calóricas 

As lentilhas são baixas em calorias (aproximadamente 110 calorias por cada 100 gramas). O que pode aumentar o valor calórico de um prato à base de lentilhas é sobretudo a utilização de uma grande quantidade de gordura – por exemplo, muito azeite para fazer o refogado – e a escolha dos acompanhamentos. 

Evita os enchidos e opta por especiarias e ervas frescas, como os coentros, e por outros alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias para dares sabor e variedade aos teus pratos de lentilhas – como o tomate, o alho picado, a cebola e os cogumelos.

Isentas de glúten 

A isenção de glúten constitui outro dos benefícios das lentilhas para a saúde. 

As lentilhas fornecem hidratos de carbono como o amido. Outros hidratos de carbono presentes são a rafinose e a estaquiose. 

No entanto, as lentilhas não contêm glúten, sendo uma boa opção para doentes celíacos ou intolerantes ao glúten. 

Não têm gordura

Esta leguminosa é rica em amido e não tem gordura. Em grupos populacionais com risco de doença cardiovascular, recomenda-se substituir a carne por leguminosas, a fim de reduzir a ingestão de gordura saturada.

Grande fonte de fibra 

Estas leguminosas são ótimas fontes de fibras solúveis e insolúveis. 

Uma dose de 80 gramas de lentilhas secas cozidas fornece cerca de 3,5 gramas de fibra, ou seja, 14% da dose diária recomendada. Por isso, as lentilhas contribuem para regularizar o trânsito intestinal, aumentar a sensação de saciedade e ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue – um grande benefício da lentilha para a saúde. 

Variedade de vitaminas e sais minerais

As lentilhas são ricas em vitaminas do complexo B (B1, B6 e ácido fólico), mas também em sais minerais como o potássio, o fósforo, o ferro, o iodo e o zinco. 

Esta leguminosa contem ainda selénio e manganês em quantidades consideráveis.

Em termos de substâncias bioativas, são fornecedoras interessantes de compostos fenólicos, flavonoides, isoflavonas e outros antioxidantes.

Combinações interessantes para conseguires os melhores benefícios da lentilha

Como a lentilha apresenta proteínas de baixo valor biológico, de forma a compensar esta limitação é recomendável combinar as leguminosas com cereais para que consiga obter os aminoácidos em falta e a proteína ser mais completa e idêntica às fontes de alto valor biológico (carne, pescado, lacticínios e ovos).  

Além disso, o organismo parece ter maior capacidade para absorver ferro e outros minerais existentes nas leguminosas.

A combinação de lentilhas com uma fonte de vitamina C (pimentos vermelhos e verdes, frutos cítricos como laranjas, limões e toranjas, acerola, kiwi, morangos, brócolos e couve-de-bruxelas) faz aumentar a absorção do ferro presente nas mesmas.

Contrariamente, deve evitar a combinação de lentilhas com chá ou café devido à presença de cafeína nos mesmos.

As leguminosas, como a lentilha, são um excelente alimento, quer em termos nutricionais e organoléticos, quer em termos de sustentabilidade agrícola e ambiental, pelo que o seu consumo dever ser promovido ao longo do ciclo de vida.

Para além de todos os benefícios da lentilha para a saúde, esta leguminosa é bastante versátil, podendo ser usada em pratos tão variados como saladas, almôndegas, hambúrgueres, sopa, entre outros e assim adquirir todos os benefícios da lentilha. 

Em Portugal, as lentilhas estão disponíveis durante todo o ano nos supermercados e nas lojas de venda a granel, com ou sem casca, inteiras ou em metades, e também em farinha.

Por fim, mas não menos importante, uma opção para incluíres lentilhas ao lanche poderá ser Fruut Craaks de lentilhas e maçã. São saudáveis e deliciosas! 

Nutricionista Ana Sofia Ramos (3253NE)

Blogs relacionados

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jetx bet