My Account

Fruit smoothie: a healthy and nutritious option! | Nutritionist Rita Lopes

25 Aug, 2020 | Nutrition Tips

Com os dias quentes, começar o dia com um smoothie bem fresquinho pode ser uma opção saudável, nutritiva e deliciosa. Eu sou fã e adoro variar nas texturas e nos sabores dos meus batidos de fruta. Para além disso, podem ser uma alternativa para quem inicia o dia sem grande apetite. São muito rápidos e práticos de se fazer e não sujam muita loiça!

Vamos a isso?

  1. Começa por escolher um líquido que sirva de base ao teu smoothie: água, chá frio, leite (com ou sem lactose), iogurte natural com baixo teor de gordura ou uma bebida vegetal (idealmente, sem óleos nem açúcares adicionados);
  2. De seguida, escolhe as frutas que mais gostas: frutos vermelhos, manga, banana, laranja e papaia são alguns exemplos que ligam muito bem neste tipo de receita. Também podes optar por juntar algum vegetal, como cenouras, espinafres ou agriões. Juntar gengibre ou sumo de limão também confere um sabor interessante e diferente. Experimenta!
  3. Por fim, ainda podes enriquecer o teu smoothie com um cereal rico em fibra, como a aveia, e sementes, como as de linhaça, chia ou cânhamo. Não só enriquecem o teu batido em fibra, que ajudam na regulação do trânsito intestinal, como também acrescentam algum valor proteico, importante para a regulação da saciedade e do apetite, caso a tua escolha na base tenha sido água, chá ou bebida vegetal, por exemplo.

Podes dar asas à tua imaginação e fazer várias combinações diferentes, sem que nunca te aborreças. Experimenta congelar a fruta e adicioná-la congelada ao smoothie, verás que a textura muda completamente!

Nutricionista Rita Lopes

Blogs relacionados

Pão de Banana

Pão de Banana

Ingredientes: 3 bananas3 colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoa3 ovos2 chávenas e meia de farinha de amêndoa½ chávena de farinha de linhaça1 colher de chá de bicarbonato de sódio1 colher de chá de canela40g Fruut Maçã e Amendoim Misturar a banana, os ovos, a...

Chocolate com maçã, amêndoa e coco

Chocolate with apple, almond and coconut

Ingredientes 3 colheres de sopa de cacau em pó150 ml de óleo de coco ou amendoim2 colheres de sopa de xarope de agave ou geleia de arrozessência de baunilha1 pitada de sal1 embalagem de mix Fruut maçã, amêndoas e coco Preparação: Misturar todos os ingredientes, à...