My Account

Tips for a nutritious, creamy, flavorful soup (no need for potatoes!)

10 Mar, 2020 | Nutrition Tips

A sopa de legumes, para além de ser uma boa forma de hidratação, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, essenciais ao organismo. Para além disso, consumida no início da refeição, promove uma libertação gradual de insulina, estimulando o apetite e também uma sensação de saciedade continuamente. Se quer saber como preparar uma sopa nutritiva, cremosa, cheia de sabor e sem necessidade de usar batata, siga estas dicas:

– Escolha os vegetais que mais gosta! Contudo, selecione apenas quatro vegetais para a base (Ex: cebola, curgete, cenoura e alho-francês) e um vegetal extra (Ex: espinafres ou agrião), para evitar que a sopa adquira sempre o mesmo sabor e cor depois de confecionada.

– Não utilize demasiada água! Para obter uma consistência cremosa, utilize apenas a quantidade de água necessária para cobrir e cozer os ingredientes.

– Não desperdice os caldos de legumes! Sempre que cozer vegetais ou leguminosas, pode utilizar a água da cozedura para a confeção das suas sopas. Para além de evitar o desperdício, ainda acrescenta valor nutricional e sabor ao prato.

– Se quiser optar por substituir a batata na sopa, pode fazê-lo com abóbora, chuchu, couve-flor ou até nabo. E lembre-se de não adicionar muito líquido para conseguir um produto final bem cremoso.

– Evite adicionar quantidades excessivas de sal, enchidos e caldos de carne (normalmente possuem quantidades exageradas de sal e gordura!) e procure adicionar apenas o azeite na hora de servir, em cru. Desta forma, preserva todos os seus nutrientes e o sabor não é afetado.

– Dê asas à imaginação e combine novos sabores. Experimente, por exemplo, servir um creme de legumes com salsa ou coentros frescos picados ou até com iogurte natural ou pevides de abóbora torradas.

A sopa, apesar de se tratar de um alimento simples e básico, pode ser facilmente adaptada de acordo com o seu gosto e preferências. Em função dos ingredientes que utilizar, pode ser mais ou menos calórica e ter um maior ou menos aporte de fibra. Ainda assim, a sopa é ideal para todas as idades e estados de saúde.

Consuma, pelo menos, um prato de sopa diariamente e aproveite todos os seus benefícios.

Nutricionista Rita Lopes

Blogs relacionados

Chocolate com maçã, amêndoa e coco

Chocolate with apple, almond and coconut

Ingredientes 3 colheres de sopa de cacau em pó150 ml de óleo de coco ou amendoim2 colheres de sopa de xarope de agave ou geleia de arrozessência de baunilha1 pitada de sal1 embalagem de mix Fruut maçã, amêndoas e coco Preparação: Misturar todos os ingredientes, à...