My Account

Tips for preparing and preserving lunchboxes | Nutritionist Laranja Lima

9 Oct, 2020 | Nutrition

Planear e preparar com antecedência as refeições da semana é meio caminho andado para:

  1. não falhar no plano alimentar, pois não corremos o risco de ter que comer alguma coisa “ao desenrasca”;
  2. poupar dinheiro, porque compramos apenas o necessário e preparamos tudo em casa;
  3. evitar o desperdício alimentar, mais uma vez porque compramos apenas o necessário e conseguimos pensar em receitas que usem o alimento do início ao fim, em várias refeições.

Há várias maneiras de fazer este planeamento.

Podemos pensar em 2 ou 3 refeições, fazer para mais que uma vez, e ir alternando (boa opção para quem não se importa de comer a mesma refeições dois dias seguidos) ou preparar 2 ou 3 acompanhamentos de hidratos de carbono + 2 ou 3 acompanhamentos de proteína e legumes e ir fazendo combinações diferentes. P.ex.: arroz, massa com pesto, batata-doce + bife de frango grelhado, pescada estufada, feijão preto com alho + grelos salteados, brócolos assados e cenoura cozida. 

Ambas as maneiras resultam, sendo que deve escolher a melhor para si.

Na hora de planear, sugiro que verifique primeiro o que tem nos armários e no frigorífico para que gaste esses alimentos primeiro. Depois vá comprar apenas o que falta, tendo em conta as quantidades que precisa.

Já na cozinha, opte por métodos de confeção que gastem menos energia, como estufar com a panela tapada ou grelhar; se ligar o forno, use-o para mais que um prato.

Deixe arrefecer a comida antes de guardar. Divida equitativamente por recipientes, preferencialmente de vidro, e conserve no frigorífico o que for para comer em 2-3 dias, congelando o restante.

Na hora da refeição, pode aquecer no microondas se usar recipiente de vidro ou colocar num prato (é perfeitamente seguro), ou aquecer ao lume, num tacho.

As refeições congeladas devem ser descongeladas lentamente no frigorífico ou, se estiver com pressa, use água quente ou microondas, mas consuma de imediato!

Se não tiver ideias, veja os meus cardápios vegetais que saem mensalmente na minha página de Instagram: laranja.lima.nutricao

Nutricionista Ana Isabel Monteiro, autora do projeto Laranja Lima

Related Blogs

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jet jogo