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How to prevent colds through food | Nutritionist Agate Roquette

3 Dec, 2019 | Nutrition Tips

Uma alimentação equilibrada, composta por frutas e legumes específicos, ajudam a reforçar o sistema imunológico, ou seja, fazem com que o organismo fique mais resistente a vírus e bactérias, evitando constipações. As vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, ajudam de facto a prevenir gripes e constipações.

A alimentação tem por isso um papel de prevenção e de auxílio na resposta corporal, às mudanças do sistema imunológico decorrentes de gripe e constipação. É fundamental que o sistema imunológico esteja fortalecido, para tal, é necessário ingerir alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina E, Vitamina C, beta-caroteno, selénio e zinco.

A água também é fundamental neste processo para nos mantermos hidratados.

Desta forma, para reforçarmos o sistema imunitário, devemos incluir na nossa alimentação:

– Água

– Hortícolas de cor verde escura (ex. couve-bruxelas, espinafres, brócolos, …)

– Hortícolas de cor alaranjada (ex. cenoura, abóbora,…)

– Fruta variada, mas essencialmente rica em vitamina C (ex. laranja, limão, tangerina,…)

– Frutos oleaginosos (ex. amêndoas, nozes,…)

– Peixe gordo (ex. salmão, sardinha, atum, cavala,..)

– Leguminosas ( ex. feijão, grão, lentilhas,…)

– Cereais integrais (ex. pão escuro, massa integral,…)

Não esquecer de alimentos como o alho por exemplo, que tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, do gengibre, que possuem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, dos alimentos probióticos, pois possuem bactérias e leveduras com ação ao nível da flora intestinal, potenciando a saúde e reduzindo o risco de doença, reforçando o sistema imunitário.

Nutricionista Ágata Roquette

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