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Beber água é importante? | Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

21 May, 2019 | Nutrition Tips | 0 comments

A água tem um papel fundamental à vida humana e representa cerca de 75% do peso corporal à nascença, decrescendo esta proporção à medida que a idade avança. Desempenha várias funções essenciais no corpo tais como:

  • Transporte de nutrientes;
  • Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina;
  • Regulação da temperatura corporal pela perda de suor;
  • Lubrificação e protecção das articulações;
  • Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor;
  • Prevenção da obstipação; entre outras.

Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde os valores recomendados de ingestão de água para adolescentes e adultos sedentários e em ambientes climáticos moderados são de 1,5l/dia para mulheres e 1,9l/dia para homens logo, se pratica qualquer tipo de actividade física e/ou quando os dias estão mais quentes, estes valores devem ser o mínimo ingerido diariamente.

A desidratação pode dar origem a um mau funcionamento da função cognitiva, desempenho físico reduzido, dores de cabeça e sintomas de fadiga. A longo prazo, há evidências que sugerem que a desidratação leve crónica está associada ao aumento do risco de várias patologias, incluindo obstipação, infeções do trato urinário, hipertensão, doença coronária e derrames.

Um dos sinais mais frequente de desidratação é a sede. Quando estamos com sede já nos encontramos desidratados e, por este motivo, devemos antecipar esta sensação. Como? Simples, ir bebendo água ao longo do dia. Infelizmente, para muitas pessoas, o simples ato de beber água é um sacrifício e, consequentemente, ingerem muito menos quantidade de água que aquela que necessitam. Para aumentar a ingestão diária de água existem alguns truques que podemos pôr em prática:

  • Beber um copo de água ao acordar. Desta forma cria-se o hábito de beber um copo de água bem cheio logo pela manhã para começar bem o dia.
  • Levar água para todo o lado. Ter água sempre acessível ao levar diariamente uma garrafa de água, na mala ou mochila ou ter uma garrafa à vista na secretária enquanto trabalha faz com que, inconscientemente, se beba mais água. Neste caso, optar pelas garrafas de vidro é uma escolha consciente para o meio ambiente.
  • Água aromatizada. Para aqueles que o sabor não agrada nem um pouco então uma boa opção será aromatizar a água com frutas ou ervas aromáticas como a hortelã e menta. A canela também é uma boa opção e dá um sabor muito agradável à água.
  • Chá. Desde que não coloque açúcar, beber infusões e chás, além de hidratarem têm funções que beneficiam a saúde não só a nível gastrointestinal como nas alterações de humor.
  • Definir objetivos. Marcar na própria garrafa as horas para já ter bebido uma quantidade certa de água. Por exemplo, um traço a meio da garrafa que diga 10h e até a essa hora essa quantidade já deve estar bebida.

Benelam, B.; Wyness, L. (2010). Hyration and health: a review. British Nutrition Foundation Nutrition Bulletin., 35, 3-25.

Padrão, P.; Lopes, A.; Lima, R.; Graça, P. (2014). Hidratação adequada em meio escolar. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. APN.

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