Minha Conta

7 Dicas Para Deixar de Fumar Sem Engordar | Drª Ana Ribeiro

3 Nov, 2017 | Nutrição | 0 Comentários

Deixar de fumar é uma difícil batalha. Por isso, a Drª Ana Ribeiro apresenta 7 dicas que o vão ajudar a ultrapassa-la sem comprometer a alimentação.

1. Marque o dia 

Decida uma data, se possível nas próximas duas semanas. Na véspera, fume o último cigarro; depois deite fora todos os maços, isqueiros e cinzeiros.

2. Prepare a despensa 

Acabe com as guloseimas, biscoitos, chocolate e pacotes de salgadinhos para não os devorar num ataque compulsivo. Aposte em bolachas com fibra extra e pipocas feitas no microondas com canela. O “crec-crec” destes snacks ajuda a aliviar a ansiedade e não são tão calóricos.

3. Ajuste a dieta 

Faça duas refeições e três lanches por dia, alimentando-se a cada três horas. Os fumadores  nem sempre têm uma rotina alimentar porque o cigarro tira a fome. Ter horários fixos para as refeições ajuda a evitar o ganho de peso. E coma devagar para não comer mais.

4. Faça exercício

O exercício físico queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar (as endorfinas), reduzindo a vontade de acender um cigarro. Se é sedentário, comece com uma caminhada de meia hora, três vezes por semana. Já treina? Aumente a carga ou a intensidade do treino a fim de gastar mais 300 calorias por dia. É o necessário para compensar a mudança metabólica.

5. Aposte nas proteínas 

Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar, e queijo fundido magro e fatias de fiambre de peru ao lanche. As proteínas aceleram o metabolismo e reduzem o comer compulsivo. Pães e massas são permitidos, sobretudo integrais, em porções moderadas: os hidratos de carbono dão energia e ajudam a manter o equilíbrio emocional. Reduza o consumo de gorduras.

6. Resista à tentação 

A vontade de fumar dura no máximo cinco minutos, afirmam os especialistas do Inca. Quando essa vontade chegar, chupe gelo, escove os dentes, ocupe as mãos com um elástico, faça palavras cruzadas, atualize o seu Facebook ou telefone a alguém.

7. Beba água 

A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é libertada pela urina. Com o estômago cheio de líquido, sentirá menos fome. Beba água a cada hora e sempre que tiver vontade de fumar.

Nutricionista Ana Ribeiro

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jogo jetix