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7 Dicas Para Deixar de Fumar Sem Engordar | Drª Ana Ribeiro

3 Nov, 2017 | Dicas de Nutrição | 0 comments

Deixar de fumar é uma difícil batalha. Por isso, a Drª Ana Ribeiro apresenta 7 dicas que o vão ajudar a ultrapassa-la sem comprometer a alimentação.

1. Marque o dia 

Decida uma data, se possível nas próximas duas semanas. Na véspera, fume o último cigarro; depois deite fora todos os maços, isqueiros e cinzeiros.

2. Prepare a despensa 

Acabe com as guloseimas, biscoitos, chocolate e pacotes de salgadinhos para não os devorar num ataque compulsivo. Aposte em bolachas com fibra extra e pipocas feitas no microondas com canela. O “crec-crec” destes snacks ajuda a aliviar a ansiedade e não são tão calóricos.

3. Ajuste a dieta 

Faça duas refeições e três lanches por dia, alimentando-se a cada três horas. Os fumadores  nem sempre têm uma rotina alimentar porque o cigarro tira a fome. Ter horários fixos para as refeições ajuda a evitar o ganho de peso. E coma devagar para não comer mais.

4. Faça exercício

O exercício físico queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar (as endorfinas), reduzindo a vontade de acender um cigarro. Se é sedentário, comece com uma caminhada de meia hora, três vezes por semana. Já treina? Aumente a carga ou a intensidade do treino a fim de gastar mais 300 calorias por dia. É o necessário para compensar a mudança metabólica.

5. Aposte nas proteínas 

Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar, e queijo fundido magro e fatias de fiambre de peru ao lanche. As proteínas aceleram o metabolismo e reduzem o comer compulsivo. Pães e massas são permitidos, sobretudo integrais, em porções moderadas: os hidratos de carbono dão energia e ajudam a manter o equilíbrio emocional. Reduza o consumo de gorduras.

6. Resista à tentação 

A vontade de fumar dura no máximo cinco minutos, afirmam os especialistas do Inca. Quando essa vontade chegar, chupe gelo, escove os dentes, ocupe as mãos com um elástico, faça palavras cruzadas, atualize o seu Facebook ou telefone a alguém.

7. Beba água 

A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é libertada pela urina. Com o estômago cheio de líquido, sentirá menos fome. Beba água a cada hora e sempre que tiver vontade de fumar.

Nutricionista Ana Ribeiro

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