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Como substituir o açúcar no dia a dia? | Nutricionista Ana Isabel Monteiro

8 Abr, 2019 | Dicas de Nutrição | 0 comments

Mais do que aprender a fazer substituições “saudáveis” do açúcar, é importante aprender a viver sem ele!

Normalmente, quando se fala em receitas “fit” ou versões saudáveis de determinada receita, o que muda é o tipo de açúcar. Em vez de açúcar branco, são usados nomes mais pomposos como açúcar de cana ou mascavado, açúcar amarelo, açúcar de coco, xarope de acer ou arroz, ou até o mel.

O que têm em comum todos eles? São açúcar!

Podem ter mais ou menos minerais, um índice glicémico mais ou menos alto, mas no fim vai dar tudo ao mesmo: glicose, com 4kcal por grama. E por ser “saudável” a pessoa até acaba por comer muito mais do que comeria na versão original.

E agora vocês pensam: mas existem os adoçantes, que não têm calorias.

Verdade, existem os adoçantes, muitas vezes escondidos em alimentos do dia-a-dia para os tornar mais apetitosos e apelativos. Falamos, por exemplo, de iogurtes magros de aroma, bebidas vegetais, gelatinas light e refrigerantes zero, vendidos como amigos de uma alimentação saudável.

Mas será que podemos ter mesmo o melhor de dois mundos? Ingerir algo doce, sem engordar e sem qualquer problema para a saúde?

A maioria dos estudos feitos com adoçantes são aplicados em animais, pelo que não podemos extrapolar para os humanos os resultados. Nos ratinhos pode surgir cancro com o consumo de aspartame e uma desregulação a nível intestinal, mas isso não quer dizer que aconteça o mesmo em nós. Embora seja uma possibilidade.

O que sabemos mesmo é que os adoçantes acabam por habituar o nosso paladar ao doce e isso pode ser prejudicial, no sentido em que teremos mais dificuldade em controlar a vontade de comer doces.

Então o que fazer?

Na minha opinião, a solução passa mesmo por reeducar o paladar.

Se toma café com um pacote de açúcar, por exemplo, eu diria que é preferível ir diminuindo a quantidade que adiciona, em vez de substituir simplesmente por açúcar mascavado ou duas sacarinas. Pode também mexer o café com um pau de canela, que fica logo mais aromático.

Se só come iogurte com aroma, tente optar por iogurte natural, nem que no início tenha que disfarçar com canela ou fruta triturada.

E por falar em fruta triturada, sabia que pode usar bananas muito maduras ou puré de maçã para adoçar os seus bolos? Para além de ficarem húmidos, ficam docinhos e com as vitaminas e os minerais que só a fruta nos pode dar.

Se calhar está na altura de repensar o açúcar que introduzimos na nossa alimentação!

Nutricionista Ana Isabel Monteiro, autora do blog “Laranja Lima

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