Minha Conta

Como organizar o frigorífico para evitar desperdício | Nutricionista Ágata Roquette

7 Ago, 2019 | Dicas de Nutrição | 0 comments

Há cuidados fundamentais que devemos ter para conservar melhor os alimentos. Quanto melhor conservarmos os alimentos, menos dinheiro desperdiçamos.

Acontece-lhe ir às compras e passado uns dias ter que deitar comida fora? Se isto lhe acontece, então é porque precisa fazer uma gestão mais eficaz do frigorífico para conservar melhor os alimentos. É fundamental fazer uma lista de refeições com o que temos no frigorífico e no congelador e apenas comprar o que não temos para fazermos essas refeições. 

Como já deve saber a temperatura do frigorifico não é homogénea no seu interior. 

Nas prateleiras superiores, devemos colocar os alimentos com maior rotatividade, sobras de refeições, iogurtes, queijos, comida cozinhada.

Deve-se ter cuidado com o que se coloca nas portas. A constante abertura das portas, faz com que esta área tenha uma enorme variação de temperatura. Devemos, por isso, evitar ter produtos lácteos nas portas. Aproveite e coloque nesse local: condimentos, alguns sumos (não frescos) ou águas. 

Nas prateleiras intermédias e inferiores, junto da serpentina de arrefecimento (zona mais fria do frigorífico), deverá armazenar, por exemplo, carne crua.

As gavetas, são o local indicado para colocar as frutas e os legumes, ideais para ingredientes crus, ou que não necessitam de tanto frio.

Nunca colocar no frigorifico batatas e cebolas. Estes alimentos conservam-se durante períodos bastante mais longos à temperatura ambiente.

Nutricionista Ágata Roquette

Blogs relacionados

Chocolate com maçã, amêndoa e coco

Chocolate com maçã, amêndoa e coco

Ingredientes 3 colheres de sopa de cacau em pó150 ml de óleo de coco ou amendoim2 colheres de sopa de xarope de agave ou geleia de arrozessência de baunilha1 pitada de sal1 embalagem de mix Fruut maçã, amêndoas e coco Preparação: Misturar todos os ingredientes, à...