Minha Conta

Como desintoxicar de forma natural – Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

23 Nov, 2018 | Nutrição | 0 Comentários

No nosso dia a dia estamos em contacto com inúmeras substâncias tóxicas. Seja através de um alimento que transporta bactérias, vírus, parasitas, ou ingredientes químicos, ou da poluição do ar, ou através do tabaco. Estas substâncias podem vir de qualquer lado. Esta exposição pode levar a uma intoxicação do organismo que se poderá manifestar através de excesso de oleosidade da pele, urina mais escura e turva, dores de cabeça constantes, distensão abdominal, flatulência excessiva, oscilações de humor ou irritabilidade excessiva.

Por isso, é importante irmos desintoxicando o corpo escolhendo alimentos adequados para eliminar os resíduos que se acumulam no organismo e que podem interferir com o bom funcionamento do organismo. Além disso, se notarmos estes sintomas com alguma regularidade, devemos procurar fazer alterações na nossa alimentação por forma a minimizar a exposição a estas toxinas. Estas podem significar eliminar alimentos processados e açúcar, evitar gorduras saturadas e trans, evitar o consumo de leite e derivados, reduzir ou eliminar alimentos com glúten, eliminar o álcool e reduzir o consumo excessivo de cafeína.

Os alimentos de sabor ácido como o limão, a maçã, os espinafres e o alho ajudam a estimular este processo de desintoxicação pelo fígado. Devemos ainda reforçar o consumo de sementes de linhaça, quinoa e amaranto que contêm boas doses de ómega 3, essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e para a produção de hormonas que estimulam a sensação de bem-estar.

O reforço do consumo de fibras é também essencial para limpar a pele e desintoxicar o sangue. Para isso devemos recorrer a leguminosas como feijão azuki, couves, agriões e beterraba. A sprirulina, é um aliado especialmente benéfico para eliminar fungos e bactérias, sobretudo para quem apresenta sintomas de infeções (ex: renite, sinusite…). Aposte ainda no consumo de 5 porções diárias de fruta fresca e legumes.

Mafalda Rodrigues de Almeida

Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

Blogs relacionados

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jet x