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Qual é o melhor pão para comer?

6 Jan, 2020 | Nutrição

Com tanta oferta no mercado, por vezes torna-se difícil saber qual o melhor pão para comer e quais os fatores que devemos ter em consideração quando vamos escolher um pão. 

No entanto, apesar de ser um alimento algo demonizado, não há razões para tal. O pão, desde que bem escolhido, pode ser um excelente aliado num plano de alimentação saudável.

Para te ajudarmos a selecionar o melhor pão para comer, vamos partilhar 5 fatores a ter em consideração no momento da escolha!

5 fatores a ter em conta no momento de escolher o pão:

 1.      Qual a farinha em maior quantidade:

O melhor pão para comer deve ser feito com farinha integral, independentemente do cereal. 

Às vezes, um pão pode ser vendido como integral, quando na verdade a farinha branca está em maior percentagem. 

Também acontece frequentemente nos pães de alfarroba, que poderiam ser excelentes, não fosse o teor enorme de farinha de trigo simples.

 2.      Qual a quantidade sal:

Felizmente, esta questão está legislada. Em 2018 eram permitidas apenas 1,4g de sal por cada 100g de pão, o que, na minha opinião, continua a ser excessivo, visto que se recomenda a ingestão de apenas 5g/dia. Mais recentemente já há incentivos para as padarias reduzirem ainda mais o teor de sal nos pães, certificado com um selo de excelência as que reduzirem para 1,2g em 2019 e abaixo de 1g em 2020;

 3.      Teor de gordura:

Não é suposto um pão ter gordura, uma vez que para a sua confeção é essencial apenas a farinha, água, sal e fermento de padeiro. 

No entanto, nalguns pães mais “maciços”, é acrescentada gordura por uma questão de textura. O mesmo acontece em pães de forma, em que é bastante comum a adição de óleo de girassol;

 4.      Aditivos:

De forma a aumentar o tempo de prateleira, os pães de forma têm, invariavelmente, conservantes. Mas não são esses os únicos aditivos! Às vezes encontramos também emulsionantes e agentes de tratamento de farinha. São aqueles E’s todos que costumam aparecer no fim da lista;

 5.      Teor de açúcar:

Açúcar no pão? Sim, acontece! E neste caso nem é só nos pães de forma. Alguns pães de padaria, como o de alfarroba, beterraba ou frutos vermelhos, também podem conter açúcar, de forma a aumentar a sua palatabilidade.

Simplificando a questão: os melhores pães para comer são os pães integrais, de centeio ou mistura, com ou sem glúten (consoante as suas necessidades), de preferência da padaria. Se não conseguir comprar pão fresco todos os dias, compre em grande quantidade quando for possível, fatie e congele.

Quantos gramas deve ter o pão?

Outra coisa importante: é muito diferente escolher um pão de 150g e um de 60g! Para quem está a tentar perder peso, optar por pães mais pequenos pode ser a melhor opção.

E não esqueçamos o recheio, que pode ser tão prejudicial quanto o tamanho do pão. Evita o consumo diário de manteiga e fiambre, preferindo manteiga de oleaginosas (amendoim, amêndoa, avelã) e queijo magro.

Escolhas informadas são sempre boas escolhas! E se és daquelas pessoas que não resiste a um bom pão, espreita esta receita de pão de banana.

Ana-Isabel-Monteiro
Nutricionista Ana Isabel Monteiro,
autora do projeto Laranja Lima

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