Minha Conta

Beber água é importante? | Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

21 Mai, 2019 | Nutrição | 0 Comentários

A água tem um papel fundamental à vida humana e representa cerca de 75% do peso corporal à nascença, decrescendo esta proporção à medida que a idade avança. Desempenha várias funções essenciais no corpo tais como:

  • Transporte de nutrientes;
  • Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina;
  • Regulação da temperatura corporal pela perda de suor;
  • Lubrificação e protecção das articulações;
  • Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor;
  • Prevenção da obstipação; entre outras.

Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde os valores recomendados de ingestão de água para adolescentes e adultos sedentários e em ambientes climáticos moderados são de 1,5l/dia para mulheres e 1,9l/dia para homens logo, se pratica qualquer tipo de actividade física e/ou quando os dias estão mais quentes, estes valores devem ser o mínimo ingerido diariamente.

A desidratação pode dar origem a um mau funcionamento da função cognitiva, desempenho físico reduzido, dores de cabeça e sintomas de fadiga. A longo prazo, há evidências que sugerem que a desidratação leve crónica está associada ao aumento do risco de várias patologias, incluindo obstipação, infeções do trato urinário, hipertensão, doença coronária e derrames.

Um dos sinais mais frequente de desidratação é a sede. Quando estamos com sede já nos encontramos desidratados e, por este motivo, devemos antecipar esta sensação. Como? Simples, ir bebendo água ao longo do dia. Infelizmente, para muitas pessoas, o simples ato de beber água é um sacrifício e, consequentemente, ingerem muito menos quantidade de água que aquela que necessitam. Para aumentar a ingestão diária de água existem alguns truques que podemos pôr em prática:

  • Beber um copo de água ao acordar. Desta forma cria-se o hábito de beber um copo de água bem cheio logo pela manhã para começar bem o dia.
  • Levar água para todo o lado. Ter água sempre acessível ao levar diariamente uma garrafa de água, na mala ou mochila ou ter uma garrafa à vista na secretária enquanto trabalha faz com que, inconscientemente, se beba mais água. Neste caso, optar pelas garrafas de vidro é uma escolha consciente para o meio ambiente.
  • Água aromatizada. Para aqueles que o sabor não agrada nem um pouco então uma boa opção será aromatizar a água com frutas ou ervas aromáticas como a hortelã e menta. A canela também é uma boa opção e dá um sabor muito agradável à água.
  • Chá. Desde que não coloque açúcar, beber infusões e chás, além de hidratarem têm funções que beneficiam a saúde não só a nível gastrointestinal como nas alterações de humor.
  • Definir objetivos. Marcar na própria garrafa as horas para já ter bebido uma quantidade certa de água. Por exemplo, um traço a meio da garrafa que diga 10h e até a essa hora essa quantidade já deve estar bebida.

Benelam, B.; Wyness, L. (2010). Hyration and health: a review. British Nutrition Foundation Nutrition Bulletin., 35, 3-25.

Padrão, P.; Lopes, A.; Lima, R.; Graça, P. (2014). Hidratação adequada em meio escolar. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. APN.

Blogs relacionados

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jetx