Além de ser economicamente mais viável, consumir os alimentos que estão na época permite-nos estar em equilíbrio com a natureza e ir buscar aos alimentos os nutrientes de que mais precisamos em cada estação do ano para nos reestabelecermos.
Na Primavera
- Devemos consumir alimentos com um sabor adocicado que ajudem a reestabelecer as defesas e a combater as alergias características da estação. Alimentos como cenoura, beterraba, milho, batata-doce e ginseng devem ser reforçados.
- Devemos ainda dar preferência a cereais como arroz integral, amaranto e aveia e consumir fruta e legumes frescos.
- Apostar no consumo de algas e microalgas (ex: kombu, nori, clorela e spirulina)
- Evitar alimentos muito ácidos como tomate e kiwi.
No Verão
- Devemos dar preferência a alimentos frescos e refrescantes para melhorar a circulação sanguínea e favorecer a diurese como alface, acelgas, espargos, maçãs, morangos, melancia, melão, pepino, rúcula, limão, chá verde, camomila ou amêndoas.
- Para induzir a transpiração e ajudar a diminuir a temperatura corporal, devemos procurar consumir alimentos como gengibre, hortelã e pimenta.
No Outono
- Devemos procurar alimentos que humidifiquem o corpo e combatam o clima mais seco e frio característico da estação. Estes alimentos podem ser: castanha, abóbora, ameixa, arroz integral, feijão azuki, agrião, damasco, noz, e algas.
- Por outro lado, devemos reforçar um pouco a ingestão de alimentos que favoreçam os movimentos intestinais para que este órgão elimine facilmente todas as toxinas a que estamos sujeitos. Alimentos como gengibre, alho, cebola, curcuma e pimenta.
No Inverno
- Devemos procurar reforçar os alimentos picantes que melhoram a circulação sanguínea e deixam o nosso sistema imunitário mais protegido. Procure alimentos como pimenta, canela, cardamomo, beringela, azeitonas, nozes, lentilhas, grão-de-bico e ovos.
- Devemos ainda evitar alimentos muito frios que façam com que o organismo tenha um gasto excessivo de energia a reestabelecer a sua temperatura normal.
- Consuma chás pois ajudam a aquecer e a combater naturalmente as infeções.

Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida