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7 Alimentos Antioxidantes – Drª Iara Rodrigues

10 Abr, 2017 | Dicas de Nutrição | 0 comments

A laranja faz parte do grupo dos citrinos e é rica em vitamina C e em carotenoides que são

poderosos antioxidantes.

Frutos vermelhos, tais como groselha, amoras, morangos e framboesas são ricos em

vitamina C e polifenóis que atuam como antioxidantes e previnem o dano das células

cerebrais e assim o envelhecimento cerebral.

Açaí é uma pequena baga de cor roxa proveniente do Brasil, mais concretamente colhida na

Amazónia. É uma baga com grande potencial antioxidante (antocianinas) assemelhando-se

muito às características dos frutos vermelhos. Contudo, apresenta a diferença de na sua

constituição ter um teor superior de gordura, assim como de ácido oleico.

A batata-doce, é rica em vitamina A, C e E. A proveniência de vitamina A é sobretudo dos

carotenos que têm uma ação sinérgica com as antocianinas promovendo a este tubérculo a

cor roxa ou laranja um grande poder antioxidante.

A cenoura é riquíssima em carotenos (pró-vitamina A) que são posteriormente convertidos em

vitamina A. Esta grande quantidade de vitamina A confere-lhe um grande poder antioxidante

que atuam em benefício da nossa visão e pele.

As bagas de goji são muito ricas a nível nutricional, especialmente em vitamina E que tem um

efeito antioxidante e protetor tanto na fortificação do sistema imunitário como

antienvelhecimento.

O cacau é originário da América Central e é através das suas sementes que se origina o

chocolate. O cacau contêm uma grande quantidade de antioxidantes, em especial flavonoides

atuando preventivamente contra doenças cardiovasculares e cancerígenas.

alimentos antioxidantes

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