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10 Hábitos para Acelerar o Metabolismo – Nutricionista Ana Ribeiro

21 Dez, 2018 | Dicas de Nutrição | 0 comments

1. Exercício de força
A musculação aumenta a queima de calorias, mesmo algumas horas após o treino. Por isso, esse tipo de exercício é, de longe, a melhor opção para acelerar o metabolismo. Estudos indicam que as pessoas que praticam treino de alta intensidade usando pesos, ​durante intervalos curtos, aumentam a atividade metabólica. Isso faz com o que o organismo queime cerca de 450 calorias nas 24 horas seguintes.

2. Durma bem
Uma péssima noite de sono diminui o ritmo do seu metabolismo na manhã seguinte. Isso faz com que o seu organismo gaste 20% menos energia em tarefas como respiração e digestão. Esta foi a conclusão de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

3. Aposte nas proteínas
Alimentos ricos em proteínas e pobre em gorduras, como peito de frango ou peixe, faz o organismo gastar mais energia no processo de digestão, acelerando o metabolismo. Além disso, os músculos ficam mais fortes.

4. Consuma cafeína
Estudos indicam que uma chávena de café pela manhã pode impulsionar o seu metabolismo. O motivo? A cafeína aumenta a frequência cardíaca e coloca o corpo em estado de alerta. Assim, o seu metabolismo começa a queimar calorias para atender a estaes gastos de energia.

5. Aposte, sim, nos lacticínios (se não for intolerante)!
De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Americana De Nutrição, mulheres que consumiram produtos lácteos magros três a quatro vezes por dia, perderam 70 % mais gordura corporal do que aquelas que cortaram os lácteos da dieta. Mas como isso funciona exatamente? Queijos e leites são alimentos ricos em cálcio e queimadores de gordura, o que ajuda a manter a massa magra e o metabolismo potente.

6. Beba chá verde
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition acompanhou dois grupos de pessoas com excesso de peso. Os dois seguiram um plano baixo em calorias. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito chávenas de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram mais 4% de gordura do que o outro grupo. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica (quebra de gordura), acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.

7. Inclua a pimenta na sua alimentação
A pimenta vermelha pode aumentar a taxa metabólica de repouso (gasto energético médio que uma pessoa apresenta sem realizar nenhuma atividade) em cerca de 50 calorias por dia.

8. Faça pequenos lanches ao longo do dia
Apostar nos lanches saudáveis faz com que o seu metabolismo fique sempre ativo, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sua energia e evita o consumo excessivo de alimentos nas refeições principais.

9. Não salte o pequeno-almoço
Estudos comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar um pequeno-almoço equilibrado e saudável acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias.

10. Consuma vitamina B12
A famosa vitamina encontrada na gema do ovo e também em cápsulas, fornece energia ao organismo, diminui os níveis de gordura e ajuda na contração muscular.

 

Ana Ribeiro

Nutricionista Ana Ribeiro

 

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